Desde 1926
Vivemos todos os dias das ideias, das decisões, do trabalho e do fruto realizado, não só pela família Relvas, mas por todos os nossos colaboradores e amigos. Aqui, e desta forma, lhes prestamos homenagem.
Hoje, já não longe dos 100 anos, apesar de nos posicionarmos num mercado que se pretende de rigor e tradições, olhamos o futuro com ambição.
20′s
Nasce a “RELVAS”, criada por Américo Coelho Relvas, com o objectivo de produzir rolhas pequenas de cortiça para vinho, líquidos farmacêuticos e outros..
30′s
Nascem as primeiras rolhas de champanhe RELVAS em duas ou quatro peças de em cortiça natural.
40′s
A reputação da RELVAS cresce e iniciam-se as primeiras exportações.
50′s
A RELVAS diversifica a sua actividade procurando sinergias com outros elementos dos vinhos espumantes e investe na produção de cápsulas decorativas para garrafas de vinho.
60′s
Os métodos de transformação da cortiça foram evoluindo e inicia-se a transformação de cortiça em discos de cortiça natural e os desperdícios da mesma transformam-se em aglomerados. A colagem do corpo aglomerado aos discos de cortiça (inicialmente três e de seguida dois) originou a rolha aglomerada com dois discos de cortiça natural.
70′s
No auge da revolução dos cravos, gera-se alguma incerteza no futuro de negócio mas tudo normaliza após a revolução voltando-se a fabricar normalmente. Nos finais dos anos 70 dá-se a separação dos negócios de fabricação de rolhas de champanhe e cápsulas, permitindo focalizar as empresas em cada um dos negócios.
80′s
Investe-se numa nova unidade produtiva de rolhas de champanhe em Mozelos e na primeira moldadora individual de granulados de cortiça, com tecnologia proveniente de França. Paralelamente desenvolve-se uma unidade de assistência e reparação dos equipamentos da área produtiva, também com o intuito de desenvolver máquinas para uso interno. Cria-se o primeiro laboratório da empresa em Mozelos.
90′s
Continuam os investimentos na área da qualidade e o laboratório é dotado de uma pequena cave de produção de espumante. Adicionalmente com o intuito de melhorar o controlo sobre a matéria-prima, de reforçar a independência e a melhoria da qualidade, a empresa investe numa unidade de preparação de cortiça em Cortiçadas de Lavre, Alentejo. É criado um sistema de transmissão de calor por termofluido utilizando o pó de cortiça como biomassa. Realiza-se igualmente o investimento num sistema de cozedura patenteado de elevada performance e com impactos significativos na qualidade sensorial do produto.
2000′s
A importância de evoluir também no plano comercial leva a empresa a adquirir uma participação numa empresa de elevada reputação em Reims. A empresa continua a investir em recursos humanos e desde os anos 2000 passa de um quadro superior para sete em 2009.
2010′s
Com o intuito de acompanhar a crescente exigência dos mercados a Relvas continua a realizar investimentos na área produtiva de forma a melhorar continuadamente as performances do produto. Paralelamente, a RELVAS obtém as certificações SYSTECODE PREMIUM, ISO14001 e ISO22000 formalizando as políticas de excelência que fazem da Relvas uma referência no mercado de rolhas de Champanhe.